2 de março de 2010

Metas Possíveis

Esse é um assunto que pretendo abordar muitas vezes aqui no Blog. Todo atleta estabelece metas, seja para um torneio, para um período, ou até mesmo para uma tacada. Elas servem como um objetivo, um alvo a ser alcançado. O que eu tenho reparado em todos os esportes, entretanto, é que muitos atletas não tomam certos cuidados antes de definirem ou publicarem suas metas.

Vejam o exemplo do Michael Phelps, extraordinário nadador americano, detentor de 14 ouros olímpicos e mais outros tantos títulos importantes. Em 2004, a caminho dos jogos de Atenas, Phelps declarou que sua meta era bater o recorde de sete medalhas de ouro de outro fenômeno americano, Mark Spitz. Pois bem, ao final daquela edição, sua coleção de ouros havia chegado a apenas SEIS. Sendo assim, Phelps não atingiu sua meta, e passou a ser cobrado por isso.

A imprensa debateu que talvez ele não fosse tão talentoso assim, que era bom mas nem tanto, e blá, blá, blá.......... Espera aí!!!! Alguém tem idéia do absurdo que isso representa? Naquela edição dos jogos, o Brasil, um país com 190 milhões de habitantes, bateu o seu recorde de medalhas de ouro em uma mesma edição, CINCO. Pode parar de novo!!!! Isso é uma a menos do que o cara conseguiu sozinho!!!!! É verdade, e mesmo assim, o Brasil saiu como vencedor e Phelps como perdedor. Tudo isso pelo simples fato de que o nadador americano estabeleceu uma meta quase impossível.

Eu ando pelos torneios juvenis do Brasil e vejo vários jovens agindo como Phelps. O que mais ouço é jogador de Hcp 15 querendo jogar par de campo e scratch querendo jogar 5 abaixo todos os dias. Eles passam dezoito buracos brigando com os tacos e consigo mesmos, e saem de campo declarando-se derrotados porque não atingiram a tal meta impossível. Quem nunca viu ou passou por isso?

Voltaremos a esse assunto em outros posts no futuro. Enquanto isso, fiquem com essas perguntas para reflexão. Como você estabelece suas metas? São elas metas desafiadoras mas possíveis de serem atingidas? Você mais atinge ou deixa de atingir suas metas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para deixar o seu comentário escreva sua mensagem e selecione o perfil "Nome/URL". Preencha o seu nome e deixe o campo URL em branco. Em seguida clique em "Postar cometário". Caso apareça uma mensagem de erro, clique novamente em "Postar cometário" que funcionará.